Hoje está tudo diferente.
Não sei como e nem de onde, mas hoje recebi uns óculos com lentes especiais. Com ele consigo perceber coisas que ficam escondidas, camufladas pelo rotineiro. E como há coisas que nos passam despercebidas! Tristeza por trás de sorrisos, ironia em meio às lágrimas, descaso para com o próximo, entre diversas outras atitudes que não refletem exatamente o que deveriam. Ou que simplesmente não enxergamos como deveríamos.
Duas lentes, dois focos... A vida em seus dois lados.
Todos nós possuímos esse cara e coroa, ímpar e par, negativo e positivo, o bem e o mal, dentro de nós. Nossa escolha é o que deixaremos aflorar. Ou o que convém.
Eu percebo. Hoje, sim, eu percebo.
Identifico pessoas que dizem o que realmente pensam de outras que dizem apenas o que acredita que a outra queira escutar.
“Se conselho fosse bom, não se dava, se vendia” – Não concordo; foge à minha lógica, à minha essência. O ser humano não deveria pensar assim. Se ajudar a convencer, é também bíblico: “E peço isto: que a vossa caridade aumente mais e mais em ciência e em todo o conhecimento. Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros e sem escândalo algum até ao dia de Cristo...” Filipenses 1:2-11. E se assim for, sinceros deveremos ser nos conselhos, nos sentimentos, em tudo! Na maneira de viver e aceitar as pessoas, as diferenças. Somos únicos, mas estamos interligados e não podemos ignorar isso. É perda de tempo!
Ou você enxerga o mundo de uma lente que te mostra somente injustiça, miséria, tristeza, dor, guerra, fome, preconceito, azar e agonia ou você opta por enxergar e valorizar a lente que mostra as oportunidades que existem para transformar, agir, que nos impulsionam a ter atitudes #Por1MundoMelhor, oportunidades tal qual estão expressas em simples gestos, rápidos e singelos, como no ceder um lugar para um idoso sentar, adotar um cachorro de rua, doar sangue ou um simples cobertor, plantar uma árvore, expandir o amor. Sorrir, olhar nos olhos e desejar um bom dia para qualquer pessoa, mesmo que não a conheça; ela precisa disso! Abraçar e dar atenção a quem necessita. Sair de casa, dar um beijo na vida.
Hoje passo a focalizar o mundo através dessa segunda lente.
Hoje, sim, eu percebo; e a partir de hoje serei diferente.